Notícias de saúde

Existe relação entre cesarianas e doenças autoimunes?

5 de março de 2015 (Bibliomed). Doenças imunes como a asma, alergia, doença inflamatória intestinal e diabetes tipo 1 aparentemente tiveram sua prevalência aumentada recentemente. A taxa de cesarianas também tem aumentado e tem sido associada com o desenvolvimento de algumas destas doenças.

Um novo estudo Publicado na revista Pediatrics avaliou crianças nascidas por cesariana em um período de 35 anos (1977-2012). Dois milhões de crianças participaram da análise primária.

Verificou-se, segundo a pesquisa, que as crianças nascidas por cesariana tinham maior risco de asma, doenças do tecido conjuntivo sistêmicas, artrite juvenil, doença inflamatória intestinal, deficiências imunológicas e leucemia. Não foram encontradas associações entre cesariana e diabetes tipo 1, psoríase ou doença celíaca.

Pode-se concluir que parto cesariano exemplifica um fator de risco ambiental associado com várias doenças imunológicas crônicas. Compreender os mecanismos subjacentes dessa relação pode dar novo insight sobre sua origem e permitir a prevenção de doenças autoimunes.

Fonte: PEDIATRICS Vol. 135 No. 1 01 de janeiro de 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários