Notícias de saúde

Médicos frequentemente presentes em canções populares

3 de março de 2015 (Bibliomed). Digitando "médicos + letras" em um site de busca conhecido foram encontrados 8,4 milhões de resultados, muito mais do que os 1,3 milhões de acessos gerados por uma pesquisa semelhante envolvendo "advogados", por exemplo. Os médicos estão intimamente envolvidos em nossas vidas desde o nascimento até a morte, por isso não é surpreendente que os músicos estejam interessados ​​neles.

O retrato dos médicos na música popular é revelador e variado. Em “Goodness Gracious Me”, Sophia Loren e Peter Sellers cantam sobre um médico que inocentemente roubou o coração de seu paciente. Em contrapartida, em “One of Us Cannot be Wrong”, o médico de Leonard Cohen tem uma obsessão lasciva com a vida amorosa de seu paciente. Um médico de Nova York observou para o fornecimento de anfetaminas é o tema de “Dr Robert” dos Beatles, e em “Dear Doctor” dos Rolling Stones o cantor pede ao médico para substituir seu coração.

Em 2012, o blog de música do The Guardian pediu aos leitores para recomendar músicas sobre os médicos. Embora contribuintes não fossem necessariamente representativos da população em geral, a lista provavelmente foi um compilado por pessoas alheias à profissão médica. O blog forneceu um grau de objetividade e um volume mais gerenciável de material do que a gerada por uma pesquisa na internet. Uma avaliação preliminar das músicas no blog sugeriu três temas: o médico como fornecedor de drogas ilícitas; outras formas de conduta profissional, como envolvimento tipicamente sexual com pacientes; e os médicos na inquietação de seu papel, quer seja literalmente ou metaforicamente como curadores de doença do amor e corações partidos.

Os médicos são um assunto comum em canções populares de todos os gêneros. Se o amor é visto como doença, então podemos esperar que os médicos possam ser intimamente envolvidos, especialmente tendo em conta os seus conhecimentos em matéria de coração. Os exemplos discutidos acima abrangem vários temas. Canções que caracterizam os médicos como os fornecedores de drogas ilícitas são menos comuns do que o esperado. Complexidades emocionais que derivam da intimidade da relação médico-paciente são refletidas nas canções que retratam atração romântica, e até mesmo a percepção de proezas sexuais. Percebe-se por fim que a empatia em relação aos médicos é rara.

Fonte: BMJ 2014;349:g7179.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários