Notícias de saúde

Prática de boxe e lutas marciais pode levar a danos cerebrais

13 de fevereiro de 2015 (Bibliomed). Outro estudo apoia a noção de que golpes repetidos na cabeça encontrados no boxe ou nas artes marciais podem danificar o cérebro. O novo estudo, da Cleveland Clinic, incluiu lutadores profissionais - 93 boxeadores e 131 especialistas em artes marciais mistas, com idades entre 18 a 44, e foram comparados com 22 pessoas da mesma idade, sem histórico de lesões na cabeça.

A quantidade de tempo que os boxeadores e combatentes de artes marciais tinham passado como lutadores profissionais variou de zero a 24 anos, com uma média de quatro anos. O número de disputas profissionais que tinham tido variou de zero a 101, com uma média de 10 por ano.

Exames de ressonância magnética e testes de memória, tempo de reação e outras habilidades intelectuais cerebrais mostraram que os combatentes que sofreram repetidos golpes na cabeça apresentavam um menor volume do cérebro e velocidades de processamento mais lento, em comparação com os não-combatentes.

Embora o estudo não possa provar causa e efeito, os efeitos foram evidentes em uma idade relativamente jovem e ligados a um maior risco de problemas de memória e pensamento, disseram os pesquisadores.

Os boxeadores tiveram piores resultados: eles tinham um cerebral volume menor e piores resultados se comparados com os praticantes de lutas marciais. Ainda, quanto mais lutas, piores os desfechos para o cérebro, segundo o estudo. Descobriu-se que quanto maior o número de lutas, menor o volume de certas estruturas cerebrais, e pior o desempenho da pessoa em relação à velocidade de processamento cerebral.

O estudo foi publicado no número de 29 de janeiro de 2015 do British Journal of Sports Medicine.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. 29/01/2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários