Notícias de saúde

Mulheres com diabetes tipo 1 sob maior risco

9 de fevereiro de 2015 (Bibliomed). Mulheres com diabetes tipo 1 têm quase 40 por cento maior risco de morte por qualquer causa e mais que o dobro do risco de morrer por doenças cardíacas do que os homens com diabetes tipo 1, relatam pesquisadores australianos. O estudo foi publicado na edição online da revista The Lancet Diabetes e Endocrinology de 06 de fevereiro de 2015.

O diabetes de tipo 1 é conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem a chamada destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a taxa de glicose no sangue em valores normais.

Em uma análise de 26 estudos que incluíram mais de 200.000 pessoas, os pesquisadores descobriram que as mulheres com diabetes tipo 1 tinham um risco 37 por cento maior de morrer por acidente vascular cerebral em comparação com os homens com diabetes tipo 1. Os pesquisadores também descobriram que as mulheres com diabetes tipo 1 tiveram um risco 44% maior de morrer por doença renal do que os homens com diabetes tipo 1.

Segundo os autores da pesquisa, da University of Queensland em Herston, Austrália, o diabetes aumenta o risco de morte prematura em homens e mulheres, mas o diabetes tipo 1 é muito mais mortal para as mulheres do que para os homens com a doença.

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology, online. Fev 06, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários