Notícias de saúde

Cães ajudam no tratamento de pessoas com câncer

3 de fevereiro de 2015 (Bibliomed). As pessoas submetidas à quimioterapia e radioterapia para o tratamento de cânceres podem ter uma melhora emocional através do contato com cães, sugere um novo estudo.

O estudo, realizado em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, é um dos primeiros a testar cientificamente os efeitos da terapia canina - cães treinados e certificados trazidos para aliviar a ansiedade humana, causada por traumas, lesões ou doenças. Os cães oferecem algo que mesmo o mais bem intencionado dos cuidadores humanos podem não oferecer:  eles oferecem amor incondicional.

Além disso, os cães não irão julgar, ou tentar dar conselhos, ou contar suas histórias a uma pessoa. Em vez disso, os cães de terapia simplesmente oferecem conforto para as pessoas que enfrentam circunstâncias assustadores, como o tratamento de um câncer.

Na nova pesquisa, realizada por uma equipe do Mount Sinai Beth Israel Hospital, em Nova Iorque, foram acompanhados 42 pacientes que haviam sido submetidos a seis semanas de quimioterapia e radioterapia para cânceres de cabeça e pescoço, e que afetam principalmente a boca e a garganta. Todos os pacientes concordaram em receber visitas de  um cão de terapia direita imediatamente antes de cada uma de suas sessões de tratamento. Os cães, treinados pela Fundação Good Dog, foram trazidos para a sala de espera, e assim que os pacientes poderiam ficar cerca de 15 minutos com eles.

O regime de quimioterapia / radioterapia neste estudo foi intenso.  Os pacientes se sentiam  muito doentes, tinham dificuldades para se alimentar e falar. O tratamento torna-se mais um fardo do que o próprio câncer.
Mas no geral, os cães pareciam tornar a carga do tratamento um pouco mais fácil. Usando questionários padronizados, a equipe descobriu que - como esperado – o bem-estar físico dos pacientes se deteriorou ao longo de seu tratamento. No entanto, o seu bem-estar emocional e "social" - que inclui sentir-se apoiado - na verdade, aumentou. Um paciente disse: 'Eu teria parado o tratamento, mas eu queria vir ver o cão'.

Os resultados, publicados na edição de janeiro Journal of Community and Supportive Oncology, poderia encorajar mais hospitais a considerar um programa de terapia canina.

Fonte: January 2015, Journal of Community and Supportive Oncology

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários