Notícias de saúde

Hipertensão arterial pode aumentar o risco de glaucoma

26 de janeiro de 2015 (Bibliomed). A hipertensão arterial elevada a longo prazo pode aumentar o risco do glaucoma ocular, de acordo com um novo estudo.

O glaucoma ocorre quando a pressão excessiva no interior do olho empurra de volta o sangue que chega ao olho. Pensava-se que, devido a pressão arterial elevada (hipertensão) garantiria que o sangue poderia entrar no olho, podendo neutralizar a pressão ocular elevada que provoca o glaucoma. O glaucoma é considerado como sendo a segunda principal causa de cegueira no mundo.

Na pesquisa, realizada em camundongos de laboratório, durante 4 semanas, verificou-se que naqueles com pressão ocular elevada, o aumento da pressão arterial, na verdade, a longo prazo aumenta o risco de glaucoma.

O que isto significa é que manter a pressão arterial elevada por mais tempo tem comprometido a capacidade do olho de enfrentar a pressão ocular alta. Parece que a hipertensão pode danificar os vasos sanguíneos no olho, de modo que eles não podem compensar as mudanças no fluxo sanguíneo quando aumenta a pressão do olho.

Estes resultados podem ajudar os médicos a tratar as pessoas com glaucoma. Em vez de considerar a pressão arterial elevada como benéfica para os pacientes com a doença ocular, ela deve ser considerada como um fator de risco para o glaucoma

O estudo foi publicado recentemente na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science.

Fonte: Investigative Ophthalmology & Visual Science, news release, Jan. 5, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários