Notícias de saúde

Associação entre antibióticos e obesidade

14 de janeiro de 2015 (Bibliomed). A obesidade em crianças e adultos está associada com problemas significativos para a saúde, tornando a prevenção um imperativo de saúde pública. A infância pode ser um período crítico, quando os fatores ambientais exercem um efeito duradouro sobre o risco de obesidade; assim, identificação de fatores modificáveis ​​pode ajudar a reduzir esse risco.

Um recente estudo publicado na revista JAMA Pediatrics avaliou o impacto do uso de antibióticos prescritos para lactentes (idades 0-23 meses) sobre a obesidade na idade pré-escolar (idades entre 24-59 meses).

Na pesquisa, sessenta e nove por cento das crianças foram expostas a antibióticos antes dos 24 meses de idade. Verificou-se que a exposição cumulativa aos antibióticos foi associada com obesidade mais tarde; este efeito foi mais forte para antibióticos de amplo espectro. A exposição precoce de antibióticos de amplo espectro também foi associado com obesidade, mas as drogas de espectro estreito não mantinham essa relação

O estudo concluiu que a exposição repetida a antibióticos de amplo espectro em idades 0 a 23 meses está associada à obesidade infantil. Como as infecções comuns da infância foram os diagnósticos mais frequentes co-ocorrendo com prescrição de antibióticos, a escolha de antibióticos de menor espectro poderia se tornar uma forma de prevenção para a obesidade infantil.

Fonte: JAMA Pediatr. 2015; 168 (11): 1063-1069.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários