Notícias de saúde

Câncer pode estar relacionado com “má-sorte”

13 de janeiro de 2015 (Bibliomed). Embora cerca de um terço dos cânceres possa estar ligada a fatores ambientais ou de genes herdados, novas pesquisas sugerem os restantes dois terços dos casos poderia ser causada por mutações aleatórias.

Estas mutações ocorrem quando as células-tronco se dividem, de acordo com o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins Kimmel Cancer Center. As células-tronco regeneram e substituem as células que morrem. Se as células-tronco cometem erros aleatórios e sofrem mutações durante esta divisão celular, o câncer pode se desenvolver.

Quanto mais desses erros acontecem, maior o risco de uma pessoa de que as células irão  crescer fora de controle e se transformar em câncer, explicaram os autores da pesquisa.

Embora as escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, tais como fumar, sejam um fator contribuinte, os pesquisadores concluíram que a "má sorte" de mutações aleatórias desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de muitas formas de câncer.

Os pesquisadores calcularam que 22 tipos de câncer poderiam ser explicados principalmente por mutações aleatórias que ocorrem durante a divisão celular. As restantes nove formas de câncer foram provavelmente mais estreitamente associadas a uma combinação do "fator de má sorte", bem como fatores ambientais ou hereditários.

Segundo os autores, todos os cânceres são causados por uma combinação de má sorte, o meio ambiente e a hereditariedade, e criaram um modelo que pode ajudar a quantificar o quanto destes três fatores contribuem para o desenvolvimento do câncer.

O estudo foi publicado na revista Science.

Fonte: Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, news release, Jan. 1, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários