Notícias de saúde

Perda dos dentes ligado ao declínio físico e mental, diz estudo

29 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Os idosos que perderam todos os seus dentes apresentam uma queda mais rápida em sua memória e capacidade de caminhar, quando comparados com as pessoas que ainda têm, pelo menos alguns dos seus dentes, indica um novo estudo.

O estudo, publicado no Journal of the American Geriatrics Society, incluiu mais de 3.100 participantes com idade de 60 anos e mais velhos. Pessoas sem dentes remanescentes tiveram resultados cerca de 10 por cento piores em testes de memória e de caminhar rapidamente do que aqueles com, pelo menos, alguns dentes remanescentes.

A ligação entre perda dentária completa e problemas físicos e mentais foi mais forte em pessoas entre 60 a 74 anos de idade, em comparação com os mais de 75 anos, de acordo com a pesquisa.

Os resultados sugerem que a perda total dos dentes poderia fornecer um alerta antecipado de aumento do risco de declínio físico e mental das pessoas idosas, segundo os pesquisadores. Fatores socioeconômicos, como educação e renda, podem ser os elos comuns entre perda de dentes e problemas de saúde física e mental.

No entanto, os resultados não provam que a perda dos dentes seja a causa do declínio físico ou mental.

FONTE: University College London, comunicado à imprensa, 18 de dezembro de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários