Notícias de saúde

Lapsos de memória podem indicar risco de um derrame cerebral, diz estudo

24 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Lapsos de memória em pessoas, especialmente naquelas com níveis mais elevados de educação, podem estar associados ao aumento do risco de um acidente vascular cerebral (AVC, ou derrame cerebral), indica uma nova pesquisa.

A pesquisa incluiu mais de 9.100 pessoas nos Países Baixos, com idades entre 55 anos ou mais, participando de um estudo de longo prazo. Durante o estudo, mais de 1.100 dos participantes sofreram um acidente vascular cerebral.

No geral, problemas de memória foram independentemente associados a um maior risco de acidente vascular cerebral. Os pesquisadores também descobriram que as pessoas com problemas de memória tiveram um risco 39 por cento maior de acidente vascular cerebral, se elas também tinham um nível mais elevado de educação. No entanto, o estudo não prova uma relação de causa e efeito.

Esse nível de risco é comparável com a associação entre problemas de memória e doença de Alzheimer entre as pessoas altamente qualificadas, de acordo com os autores do estudo publicado na última edição da revista especializada Stroke.

Os pesquisadores descobriram que a associação das queixas de problemas de memória com acidente vascular cerebral foi mais forte entre as pessoas com maior educação

Fonte: Stroke, news release, Dec. 11, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários