Notícias de saúde

Efeito do gengibre no fluxo menstrual

18 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Uma grande variedade de plantas tem sido utilizada para o tratamento de vários problemas ginecológicos de mulheres. Um recente estudo publicado na revista especializada Phytotherapy Research foi realizado para investigar o efeito de gengibre ( Zingiber officinale ) no sangramento menstrual intenso em meninas do ensino médio.

Na pesquisa, noventa e duas mulheres jovens que apresentavam sangramento menstrual intenso e preencheram os critérios de inclusão foram recrutadas. As participantes foram avaliados por seis ciclos menstruais consecutivos. Essas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos de estudo para receber ou gengibre ou cápsulas de placebo.

O nível de perda de sangue menstrual diminuiu drasticamente durante os três ciclos de intervenção no grupo que recebeu o uso de gengibre. Apenas um número mínimo de participantes relataram efeitos adversos.

Os autores concluíram que o sangramento menstrual intenso é altamente prevalente entre as mulheres jovens. Considerando a importância do tratamento adequado e oportuno, além da importância da prevenção de consequências indesejadas, o gengibre pode ser considerado como uma opção terapêutica eficaz para HMB.

Fonte: Phytotherapy Research, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários