Notícias de saúde

Jogar videogame pode diminuir a ingestão de alimentos em meninos

17 de dezembro de 2014 (Bibliomed). O aumento da ingestão de alimentos enquanto assiste se televisão tem sido relatada em crianças, mas não se sabe se isso ocorre enquanto se joga videogame antes de uma refeição. Um recente estudo buscou determinar o efeito de se jogar vídeo game antes de uma refeição no apetite subjetivo, emoções e ingestão de alimentos em meninos de peso normal, após terem recebido glicose oral ou controles adoçados sem calorias.

Em quatro manhãs do teste, dezenove meninos receberam pré-cargas adoçadas de um controle de glicose ou sacarose não calórica, com ou sem videogame antes de uma refeição durante 30 min. A ingestão de alimentos foi medida imediatamente após. O apetite subjetivo foi aferido às 0, 15, 30, e 60 min. Emoções subjetivas foram determinadas pela escala analógica visual na linha de base e imediatamente antes do almoço.

Nos resultados, tanto jogar videogame antes de uma refeição como a ingestão de suprimiram a ingestão de alimentos. Jogar videogame antes de uma refeição em comparação com não jogar videogame antes de uma refeição, e a administração de glicose em comparação com o controle não-calórico, diminuíram a ingestão de alimentos em 59 e 170 kcal, respectivamente.

Em conclusão, tanto jogar videogame antes da refeição como a pré-carga de glicose suprimiram a ingestão de alimentos, apoiando os papéis tanto de fatores fisiológicos como ambientais na regulação da ingestão de alimentos de curto prazo em meninos de peso normal entre os 9 a 14 anos de idade.

O estudo foi publicado na revista Appetite.

Fonte: Appetite; Volume 83, 1 December 2014, Pages 256–262.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários