Notícias de saúde

Legalização do uso medicinal da maconha relacionada à menor mortalidade por overdose de opioides

12 de dezembro de 2014 (Bibliomed). A mortalidade por overdose de analgésicos opioides continua a crescer nos Estados Unidos, impulsionado pelo aumento na prescrição para a dor crônica. Como a dor crônica é uma das principais indicações para uso da cannabis medicinal, as leis que estabelecem o acesso à essa droga podem mudar a mortalidade relacionada com a overdose de analgésicos opioides. Assim, um recente estudo foi realizado para determinar a associação entre a presença de leis de maconha medicinal do Estado e mortalidade por overdose de analgésicos.

Três estados americanos (Califórnia, Oregon e Washington) tinham leis sobre o uso medicinal da maconha antes de 1999. Dez estados (Alasca, Colorado, Havaí, Maine, Michigan, Montana, Nevada, Novo México, Rhode Island, e Vermont) promulgaram leis de maconha medicinal entre 1999 e 2010.

Verificou-se que os estados com leis de maconha medicinal tinham uma taxa de 24,8% menor de mortalidade por overdose de opioides, em comparação com estados sem leis de maconha médicinal. O exame da associação entre as leis de maconha e mortalidade por overdose de analgésicos opioides em cada ano, após a implementação da lei, mostrou que estas foram associadas com uma menor taxa de mortalidade por overdose. Em análises secundárias, os resultados mantiveram-se semelhantes.

A pesquisa clncluiu que leis sobre o uso de maconha medicinais estão associadas com taxas de mortalidade por overdose de opioides significativamente menores. Estudos complementares são necessários para determinar como as leis sobre cannabis podem interagir com políticas destinadas a prevenir overdose com analgésico opioides.

Fonte: JAMA Intern Med. 2014;174(10):1668-1673.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários