Notícias de saúde

Adolescentes que fazem refeições em família podem ser adultos mais magros

6 de novembro de 2014 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que sentar-se para as refeições da família pode ajudar os adolescentes a ficarem magros como adultos.

Usando dados de um estudo de 10 anos, envolvendo mais de 2.000 adolescentes, pesquisadores examinaram as variáveis ​​que podem afetar o peso dos jovens, tais como dieta e atividade física. Os adolescentes foram questionados com que frequência eles se sentaram para as refeições da família. Os pesquisadores também registraram índice de massa corporal de cada adolescente - uma medida que determina se uma pessoa é um peso saudável para sua altura.

Depois de uma década, 51 por cento dos adolescentes envolvidos no estudo estavam acima do peso e 22 por cento eram obesos de uma maneira geral, segundo o artigo publicado recentemente no Journal of Pediatrics.

Os pesquisadores observaram que, quando o estudo começou, 15 por cento dos adolescentes disseram que nunca comeram as refeições com a família. Desses adolescentes, 60 por cento tinham excesso de peso após 10 anos de seguimento e 29 por cento eram obesos.

Enquanto isso, entre os adolescentes que relataram comer entre uma e cinco refeições em família por semana, apenas de 47 a 51 por cento tinham excesso de peso uma década depois, e de 19 a 22 por cento eram obesos.

Então, como é que as refeições em família ajudam a prevenir o ganho de peso? O efeito de proteção é provavelmente devido a uma combinação de fatores, tais como oportunidades para uma alimentação saudável, ligação entre os membros da família, criação de um ambiente propício para a regulação das emoções e uma sensação de segurança que dão às crianças a capacidade de regular os seus próprios comportamentos alimentares no seu dia-a-dia.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre as refeições da família e um menor risco de obesidade na idade adulta, ela não provou uma relação de causa e efeito.

Fonte: Journal of Pediatrics. Sept. 29, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários