Notícias de saúde

Consumo de fibras reduz mortalidade global, diz estudo

30 de outubro de 2014 (Bibliomed). A maior ingestão de fibra alimentar tem sido associada com menor risco de várias doenças crônicas. Alguns estudos observacionais têm examinado a associação entre a ingestão de fibra alimentar e mortalidade total, mas os resultados foram inconclusivos.

Recentemente, foi realizado uma metanálise de dados de estudos prospectivos para avaliar quantitativamente essa associação. Estudos elegíveis foram identificados através de pesquisa do banco de dados da PubMed e Embase para todos os artigos publicados até 30 de novembro de 2013. Os resultados foram publicados na revista médica American Journal of Epidemiology.

Foram identificados sete estudos prospectivos de ingestão de fibra alimentar e mortalidade total, incluindo 62.314 mortes entre 908.135 participantes.

Nos resultados, observou-se que fontes de fibras, cereais e, em menor medida, fibras vegetais foram significativamente associados com a mortalidade total inferior, enquanto as fibras das frutas não mostraram associação.

Em conclusão, segundo os autores, o consumo elevado de fibras na dieta poderiam reduzir o risco de mortalidade total.

Fonte: Am. J. Epidemiol. (2,014) 180 (6): . 565-573.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários