Notícias de saúde

Adolescentes enviam frequentemente fotos de conteúdo sexual pelo celular

29 de outubro de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo indica que um grande número de adolescentes norte-americanos continua a enviar e receber imagens sexuais em seus celulares - uma prática apelidada de “sexting”.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 1.100 estudantes colegiais sobre suas experiências com “sexting” na escola. Quase 20 por cento disseram que tinham enviado uma foto nua de si para outra pessoa via celular, e 38 por cento tinham recebido tal foto, segundo a pesquisa.

Daqueles que receberam uma mensagem de sext (como é chamada a mensagem com foto), quase um em cada cinco encaminhou a foto para outra pessoa, de acordo com o estudo, realizado na Universidade de Utah, e  publicado recentemente na revista Computers in Human Behavior.

Os resultados mostram que sexting está ocorrendo entre um grande número de estudantes do ensino médio em todo o país, apesar das advertências sobre os perigos de tal atitude.

Tanto as mulheres como os homens enviam as mensagens com conteúdos de fotos sexuais, mas há diferenças significativas entre eles. Um número igual de homens e mulheres tinha enviado uma sext, mas muitos mais homens (47 por cento) do que mulheres (32 por cento) receberam uma sext.

Isso pode ser porque os homens são muito mais propensos do que as mulheres de transmitir uma sext - 24 versus 13 por cento, respectivamente, disseram os pesquisadores.

Segundo os autores, perde-se o controle da imagem do momento que for apertado o botão “Enviar”. A partir daí, os riscos (o que pode ser especialmente grave para os adolescentes) variam de constrangimento e humilhação até insinuações sexuais não desejadas, com evolução para cyberbullying e chantagem e, embora rara, possivelmente para acusações criminais por tráfico de pornografia, pois se tratam de fotos de menores.

Fonte: University of Utah, news release, Oct. 8, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários