Notícias de saúde

Excesso de peso associado a bullying entre crianças na escola

16 de outubro de 2014 (Bibliomed). A obesidade é um fator de risco potencial para a vitimização entre crianças. Um recente estudo  investigou a associação entre IMC (índice de massa corpórea) na escola primária e diferentes papéis no envolvimento em assédio moral, conforme relatado pelos professores e as próprias crianças.

Verificou-se que tanto dentre os dados obtidos e relatos de professores, um IMC mais elevado foi associado tanto a mais vitimização como perpetração do bullying. Por exemplo, um aumento de 1 ponto no IMC foi associado com um aumento de 0,05 na pontuação padronizada de vitimização relatada pelo professor. Combinando a vitimização e o assédio moral em diferentes tipos de envolvimento de bullying mostrou-se que crianças com obesidade, mas não as crianças com excesso de peso, apresentaram um risco significativamente maior de serem uma vítima de bullying do que seus pares com peso normal.

Os autores da pesquisa concluíram que na admissão escolar, um IMC alto é um fator de risco associado com a vitimização e perpetração de bullying, com crianças obesas particularmente susceptíveis de serem vítimas e agressores. Os resultados foram consistentes para relatos de professores e crianças sobre bullying, suportando a validade desses achados.

A pesquisa foi publicada na revista Pediatrics.

Fonte: PEDIATRICS Vol. 134 No. 3;  01 de setembro de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários