Notícias de saúde

Consumo de álcool associado a menor risco de aneurisma da aorta abdominal

9 de outubro de 2014 (Bibliomed). Estudos investigando o papel do consumo de álcool no desenvolvimento de aneurisma da aorta abdominal (AAA) são escassos. Um estudo recentemente publicado na revista médica Circulation examinou a associação entre o consumo total de álcool e bebidas alcoólicas específicas e o risco de AAA. 
A população do estudo foi composta de 44.715 homens e 35.569 mulheres. Foi analisado o consumo de álcool, avaliado através de um questionário de frequência alimentar e AAA.

Ao longo dos 14 anos de seguimento os AAAs ocorreram em 1.020 homens e 194 mulheres. Em comparação com o consumo de álcool por semana (12 g de etanol), a taxa de risco de AAA entre os homens que consumiram 10 copos por semana foi de 0,80. A taxa de risco correspondente entre as mulheres que consumiam cinco copos por semana foi de 0,57.

Entre os participantes sem doença cardiovascular, o consumo total de álcool não se mostrou associado ao risco da doença. As bebidas alcoólicas mais consumidas, cerveja entre os homens e vinho entre as mulheres, foram inversamente associadas, enquanto que nenhuma associação foi observada para o licor.

Os autores concluíram que o consumo moderado de álcool, especialmente vinho e cerveja, foi associado a um risco menor de aneurisma da aorta abdominal. As associações entre as doses mais elevadas de álcool e o risco de a doença permanecem desconhecidas.

Fonte: Circulation; 2014; 130: 646-652

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários