Notícias de saúde

Associação entre padrão alimentar e hipertensão entre os brasileiros

26 de setembro de 2014 (Bibliomed). A hipertensão arterial é uma doença cardiovascular prevalente, que apresenta como importante fator de risco modificável a dieta.

Um recente estudo publicado na revista médica Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics avaliou padrões dietéticos e testou as associações com hipertensão auto-referida e outras características, ou seja, demográficas, socioeconômicas e fatores de estilo de vida.

Os dados foram obtidos a partir do estudo de base populacional intitulado Levantamento de Saúde da Cidade de São Paulo, com uma amostra aleatória de moradores da cidade de São Paulo, Brasil, com idade superior a 20 anos de ambos os sexos (n = 1.102) . Em 2008, um questionário estruturado com informações sobre dados socioeconômicos, antropométricos, estilo de vida e fatores dietéticos foi aplicado.

O consumo alimentar foi estimado por dois recordatórios de 24 horas, ajustado pelo método de múltiplas fontes. Os padrões alimentares foram obtidos através de técnicas de análise fatorial exploratória. Foram identificados três padrões alimentares: prudente (frutas, legumes, pão integral, queijos brancos, sucos, leite de reduzido teor de gordura / leite desnatado), tradicional (arroz, feijão, pão / torrada / bolachas, manteiga / margarina, leite integral, café / chá, açúcar) e modernos (refrigerantes, bolos / sanduíches / pizzas, queijos amarelos, massas, molhos, bebidas alcoólicas, doces, carnes processadas).

Nos resultados da pesquisa, verificou-se que a hipertensão e dados demográficos, socioeconômicos e fatores de estilo de vida, bem como a presença de seguro de saúde, foram associados com a adesão a um ou mais identificados padrões dietéticos.

Estes resultados sugerem a existência de um público-alvo para o planejamento e execução de políticas públicas de alimentação e nutrição para prevenir e controlar a hipertensão.

Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics; Volume 114, Issue 8, Pages 1216–1222, August 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários