Notícias de saúde

Comer mais peixe pode reduzir o risco de uma mulher perder a audição

23 de setembro de 2014 (Bibliomed). A perda auditiva adquirida é uma condição crônica de saúde altamente prevalente, e muitas vezes incapacitante. Apesar de um declínio na audição ser muitas vezes considerado um aspecto inevitável do envelhecimento, a identificação de vários fatores de risco potencialmente modificáveis ​​tem proporcionado uma nova visão sobre as possibilidades de prevenção ou retardo da perda auditiva adquirida.

Agora, pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston descobriram que consumir pelo menos duas porções de peixe e ômega-3 (ácidos graxos ômega-3 poliinsaturados de cadeia longa) por semana pode ajudar a prevenir ou retardar a perda da audição.

O estudo, publicado on-line em 10 de setembro de 2014 no American Journal of Clinical Nutrition, envolveu mais de 65.000 mulheres que foram seguidas de 1991 a 2009. Destas mulheres, mais de 11.600 desenvolveu perda auditiva.

Mas as mulheres que comeram duas ou mais porções de peixe por semana tiveram um risco 20 por cento menor para a perda auditiva do que aquelas que comiam peixe apenas raramente, mostrou o estudo. Mais especificamente, comer mais ácidos graxos ômega-3, que são comumente encontrados em frutos do mar, estava ligado a um menor risco de perda auditiva.

Segundo os autores da pesquisa, o consumo de qualquer tipo de peixe tende a estar associada com menor risco. Estes resultados sugerem que a dieta pode ser importante na prevenção da perda auditiva adquirida.

Apesar de que os pesquisadores descobriram uma associação entre o maior consumo de peixe e a preservação auditiva, eles não conseguiram provar uma relação direta de causa e efeito.

Fonte: Brigham and Women's Hospital, news release, Sept. 10, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários