Notícias de saúde

Ganho de peso após uso de antidepressivos?

19 de setembro de 2014 (Bibliomed). Estudos atuais sugerem que o uso de antidepressivos está associado ao ganho de peso, mas pouco se sabe sobre os efeitos desse fármaco a longo prazo.

Assim, um recente estudo publicado na revista JAMA Psychiatry estimou o ganho de peso associado com antidepressivos específicos ao longo dos 12 meses. Foram identificadas 22.610 pacientes adultos que começaram a receber um medicamento de interesse com dados de peso disponíveis. Foram utilizados registros de saúde para extrair dados de prescrição para qualquer paciente com uma prescrição de antidepressivos, incluindo cloridrato de amitriptilina, cloridrato de bupropiona, citalopram, cloridrato de duloxetina, escitalopram, cloridrato de fluoxetina, mirtazapina, cloridrato de nortriptilina, cloridrato de paroxetina, cloridrato de venlafaxina, e cloridrato de sertralina.

Comparado com citalopram, em modelos ajustados para as características sociodemográficas e clínicas, foi notado uma diminuição na taxa de ganho de peso entre os indivíduos tratados com bupropiona, amitriptilina e nortriptilina. Como esperado, as diferenças foram menos pronunciadas entre os indivíduos que interromperam o tratamento antes de 12 meses.

Concluiu-se que os antidepressivos diferem levemente em sua propensão a contribuir para o ganho de peso. Investigações de curto prazo podem ser insuficientes para caracterizar e diferenciar esse risco.

Fonte: JAMA Psychiatry. 2014;71(8):889-896

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários