Notícias de saúde

Pílula de protetor solar: um novo modo de proteção contra o câncer de pele?

11 de setembro de 2014 (Bibliomed). Bloqueadores físicos (ou seja, a roupa) são eficazes para evitar a exposição e o uso de protetores solares são os principais métodos de fotoproteção usados atualmente. No entanto, extratos botânicos e fitoquímicos naturais, como Polypodium leucotomos (PL), uma samambaia tropical encontrada na América do Sul e Central, demonstram um forte potencial como adjuntos para proteção solar.

Em um estudo publicado na revista International Journal of Dermatology foi realizada uma revisão da literatura com foco nas propriedades fotoprotetoras de extratos do PL, incluindo efeitos antioxidantes, imunorreguladores, ação anti-inflamatória e ação anticancerígena no contexto das queimaduras solares, fotodermatoses, danos crônicos na pele, fotoenvelhecimento e câncer de pele.

Ao reduzir as respostas inflamatórias induzidas pelos raios ultravioleta e inibindo a remodelação da matriz extracelular, o PL demonstra alguns efeitos protetores contra o fotoenvelhecimento e fototoxicidade.

A utilização de um agente de proteção sistêmico apresenta vantagens significativas, independentemente de fatores individuais, tais como a potência dos cremes, quantidade aplicada, a transpiração, ou banho. A administração oral dos extratos de PL e seu perfil de segurança favorável poderia ter implicações significativas na prevenção do câncer de pele.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários