Notícias de saúde

Consumo de azeite extra virgem poderia reduzir a incidência de fibrilação atrial

20 de agosto de 2014 (Bibliomed). O PREDIMED (“Prevención con Dieta Mediterrânea”) foi um estudo randomizado sobre prevenção primária que mostrou que uma dieta mediterrânea enriquecida com azeite de oliva ou extra virgem ou nozes mistas reduz a incidência de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e mortalidade cardiovascular.

No estudo, os participantes foram aleatoriamente designados para uma dos três dietas: dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra virgem, dieta mediterrânea suplementada com nozes mistas, ou conselho para seguir uma dieta com baixos níveis de gordura (grupo controle).
Entre 6.705 participantes sem fibrilação atrial, observou-se 72 novos casos de fibrilação atrial nos submetidos a dieta mediterrânea com azeite extra virgem, 82 na dieta mediterrânea com nozes mistas e 92 no grupo controle, após acompanhamento médio de 4,7 anos. A dieta mediterrânica, com azeite de oliva extra virgem, reduziu significativamente o risco de fibrilação atrial, em comparação com o grupo controle. Nenhum efeito foi encontrado para a dieta mediterrânea com nozes.

Portanto, na ausência de intervenções de eficácia comprovada para a prevenção primária da fibrilação atrial, a análise post hoc do estudo PREDIMED sugere que azeite de oliva extra virgem, no contexto de um padrão de dieta mediterrânea, pode reduzir o risco de fibrilação atrial.

Fonte: Circulation ; 2014; 130: 18-26.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários