Publicidade

Notícias de saúde

Patrocínio esportivo pela indústria de álcool associado a maior consumo de bebida em estudantes

5 de agosto de 2014 (Bibliomed). Um recente estudo publicado na revista Addiction foi realizado para avaliar se o patrocínio oferecido por indústrias de bebidas alcoólicas é associado com beber problemático em estudantes universitários que praticam esporte.

Na pesquisa, estudantes universitários esportistas (n = 2.450) foram convidados a preencher um questionário por uma equipe de pesquisa em instalações desportivas e em ambientes universitários. Os entrevistados foram questionados se sua equipe e / ou o seu clube estavam recebendo patrocínio (por exemplo, dinheiro, viagens gratuitas, ou produtos esportivos), a partir de uma indústria relacionada ao álcool (por exemplo, bares, lojas de bebidas, atacadistas), e se eles tinham solicitado o patrocínio. O hábito de beber bebida alcoólica foi avaliado usando o “Alcohol Use Disorders Identification Test” (AUDIT).

Os questionários foram preenchidos por 2.048 pessoas. Patrocínio esportivo pela indústria do álcool foi relatado por 36% da amostra. Após a contabilização de fatores de confusão (idade, sexo, renda disponível e localização), o patrocínio de indústrias alcoólicas por uma equipe ou clube foi associado com escores significativamente mais elevados no AUDIT.

Receber patrocínio de uma dessas indústrias foi associado a maior chance de ser classificado como um bebedor de risco (escore AUDIT> 8). Os entrevistados que procuravam patrocínio não estavam em maior risco do que os entrevistados que tinham, ou cujas equipes ou clubes tinham, sido abordados pela indústria do álcool.

Portanto, segundo o estudo, os estudantes universitários no Reino Unido que praticam esportes e que pessoalmente recebem o patrocínio da indústria do álcool, ou cujo clube ou equipe recebe patrocínio da indústria do álcool, parecem ter comportamento de beber mais problemático do que estudantes universitários que não recebem patrocínio.

Fonte: Addiction, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: