Notícias de saúde

Crianças com fortes habilidades de leitura tendem a ser adultos mais inteligentes

1º de agosto de 2014 (Bibliomed). Crianças com habilidades de leitura acima da média têm níveis mais elevados de inteligência à medida que envelhecem, de acordo com um novo estudo britânico.

A nova pesquisa incluiu 1.890 gêmeos idênticos da Grã-Bretanha, que passaram por testes de leitura e de inteligência quando tinham idades de 7, 9, 10, 12 e 16 anos. Como cada par de gêmeos tinham os mesmos genes e ambiente familiar, as diferenças encontradas entre eles tinham que ser devidas a fatores não compartilhavam, tais como a qualidade de seus professores ou amigos que incentivavam a leitura, sugeriram os pesquisadores.

Diferenças nas habilidades de leitura entre os gêmeos estavam ligados a diferenças posteriores na inteligência, incluindo áreas como o vocabulário e o raciocínio. As habilidades de leitura mais tarde associada à inteligência aprimorada eram evidentes aos 7 anos de idade.

Assim, sugere-se que essas habilidades precoces de leitura poderiam afetar o desenvolvimento intelectual da criança.  O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Edimburgo e do Kings College de Londres. Os resultados do estudo foram publicados 24 de julho na revista Child Development.

Fonte: Child Development, edição online.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários