Notícias de saúde

Aplicativo de smartphone pode auxiliar no tratamento do etilismo

30 de julho de 2014 (Bibliomed). Os pacientes alcoólatras que estão saindo de uma clínica de reabilitação nem sempre recebem um tratamento continuado adequado, apesar da extrema importância dessa manutenção de cuidados para evitar recaídas.

Assim, um recente estudo avaliou a eficácia de um tratamento de continuação antravés do uso de um aplicativo de celular. Tratou-se de um ensaio clínico no qual 349 pacientes alcoólatras foram designados para um tratamento com internação, associado ou não a continuação de cuidados, o que seria disponibilizado pelo aplicativo denominado “Addiction–Comprehensive Health EnhancementSupport System” (A-CHESS) que atua no auxílio para a cura desses indivíduos.

A principal medida aferida foram os dias em que o paciente se portou como um bebedor de risco (uso de mais de 4 doses para homens e 3 para mulheres).

Com 8 meses de intervenção e 4 meses de observação, percebeu-se que o aplicativo A-CHESS gerou uma redução nos dias em que os pacientes se portavam como bebedores de risco. 

Assim, o estudo pode concluir que aplicativos de smartphone podem ter uma grande utilidade no tratamento do alcoolismo.

A pesquisa foi publicada na revista JAMA Psychiatry.

Fonte: JAMA Psychiatry. 2014;71(5):566-572.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários