Notícias de saúde

Estresse e depressão associados à ocorrência de derrame cerebral

18 de julho de 2014 (Bibliomed). O estresse, a hostilidade e a depressão podem aumentar o risco de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral), sugere um novo estudo.

O estudo, levado a cabo por pesquisadores da Universidade de Minnesota, descobriu que a depressão parece aumentar o risco de um acidente vascular cerebral ou um ataque isquêmico transitório (AIT) em 86 por cento. Ele também descobriu que o estresse aparentemente aumementa o risco de  um derrame ou AIT em 59 por cento. E hostilidade dobrou este risco, disseram os pesquisadores. A AIT é um mini-acidente vascular cerebral causado por um bloqueio temporário do fluxo do sangue para o cérebro.

No entanto, é importante notar que o estudo apenas encontrou uma associação entre o risco de acidente vascular cerebral e as emoções negativas. Ele não foi projetado para provar que as emoções negativas podem de fato causar os acidentes vasculares cerebrais.

Segundo os autores, os doentes e os seus prestadores de cuidados de saúde devem estar cientes de que as experiências de estresse crônico e estados emocionais negativos podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Os resultados foram publicados on-line em 10 de julho de 2014 no periódico médico Stroke.

Fonte: Stroke, August 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários