Notícias de saúde

Programas de prevenção da obesidade infantil são eficazes contra a hipertensão arterial

16 de julho de 2014 (Bibliomed). O sobrepeso e a obesidade infantil se encontram associados com a elevação da pressão arterial (PA). No entanto, pouco se sabe sobre como os programas de mudança do estilo de vida para a prevenção obesidade infantil afetam a PA.

Em um novo estudo publicado na revista Circulation, foram avaliados os efeitos dos programas de prevenção da obesidade infantil sobre a pressão arterial (PA) em crianças em países desenvolvidos.

Foram pesquisados estudos randomizados controlados relevantes, estudos quase-experimentais e experimentos naturais em bancos de dados da Literatura, publicados até 22 de abril de 2013 para. Foram incluídos estudos nos quais havia sido aplicada intervenção de dieta ou intervenção de atividade física, com seguimento de um ano ou mais (ou seguimento ≥ 6 meses em caso de estudos de intervenção em meio escolar)

Observou-se que a dieta combinada a intervenções de atividade física levou a uma redução significativamente maior na PA sistólica e diastólica do que a intervenção dietética ou física isoladas.

Portanto, foi possível concluir que os programas de prevenção de obesidade apresentam, de fato, um efeito moderado na redução da pressão arterial e aqueles voltados tanto para dieta e atividade física parecem ser mais eficazes.

Fonte: Circulation. 2014; 129: 1832-1839.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários