Notícias de saúde

Hipnose pode ajudar a dormir melhor

1º de julho de 2014 (Bibliomed). Uma curta sessão de hipnose pode levar a uma melhor noite de sono, segundo uma equipe de pesquisadores suíços. O novo estudo é o primeiro a avaliar por meio de medidas de atividade de ondas cerebrais  que a hipnose tem impacto positivo sobre o sono profundo.

Houve muitos relatos anteriores de que a hipnose poderia ser uma coisa boa para promover o sono. No entanto, geralmente eles foram baseados em pessoas que responderam apenas subjetivamente indicando quão bem elas se sentiam após a hipnose, disseram os autores, da Universidade de Fribourg, na Suíça. O estudo buscava aumentar o chamado sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas. Este tipo de sono muitas vezes se correlaciona com o sono mais reparador - é um tempo para o cérebro processar e descansar a partir dos desafios do dia.

Ao longo da vida das pessoas, com a idade, a quantidade de sono profundo cai significativamente, principalmente após os 50-60 anos.

Para explorar como a sugestão hipnótica pode ajudar a melhorar o sono profundo, os pesquisadores alistaram 70 mulheres saudáveis ​​com idades entre 18 a 35 anos. Todas participaram de uma série de cinco experimentos em laboratório, realizados sucessivamente uma vez por semana durante cinco semanas. Para cada experimento, as mulheres foram equipados com eletrodos para monitorar a atividade de ondas cerebrais e os padrões de sono.

Nenhuma das participantes tinha nenhum histórico de problemas do sono. Nenhuma usou qualquer tipo de medicação para dormir. Algumas das mulheres, no entanto, foram consideradas (em testes de pré-estudo) como sendo "altamente sugestionáveis" à hipnose, enquanto outras foram classificados como pacientes sendo "pouco" sugestionáveis ​​.

Depois de ouvir uma fita de áudio de promoção do sono contendo sugestão hipnótica, as mulheres que eram sugestionáveis ​​a hipnose passaram dois terços menos tempo acordadas, e cerca de 80 por cento mais tempo em sono profundo em comparação com aquelas que dormiram sem a sugestão hipnótica.

Como cerca de metade da população em geral se acredita ser moderadamente sugestionável à hipnose, a equipe concluiu que a hipnose poderia finalmente revelar-se muito útil - forma de ajudar a melhorar o sono - e livres de efeitos colaterais.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Sleep.

Fonte: Sleep, 1o de junho de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários