Notícias de saúde

Ingerir mais vitamina K pode diminuir risco de mortalidade

27 de junho de 2014 (Bibliomed). A vitamina K tem sido relacionada a doenças cardiovasculares e risco de câncer. No entanto, os dados sobre a mortalidade total são escassos. Um estudo recente avaliou a associação entre a ingestão de diferentes tipos de vitamina K e a mortalidade em uma população com alto risco de doença cardiovascular.

Tratou-se de uma análise de coorte realizada com 7.216 participantes do estudo PREDIMED (“Prevención con Dieta Mediterránea” - seguimento médio de 4,8 anos). A ingestão de calorias e nutrientes foi avaliada através de um questionário de frequência alimentar. A ingestão dietética de vitamina K foi calculada anualmente utilizando o banco de dados de composição de alimentos da USDA e outras fontes publicadas.

A ingestão de filoquinona (vitamina K1) foi inversamente associada com um risco significativamente reduzido de câncer e mortalidade por todas as causas após o controle de potenciais fatores de confusão. Nas avaliações longitudinais, os indivíduos que aumentaram seu consumo de filoquinona ou menaquinona (vitamina K2) durante o seguimento apresentaram um risco menor de câncer e todas as causas de mortalidade  do que os indivíduos que diminuíram ou não mudaram a sua ingestão. Além disso, os indivíduos que aumentaram seu consumo de filoquinona tiveram um risco mais baixo de morte cardiovascular. No entanto, não houve associação entre mudanças na ingestão de menaquinona e mortalidade cardiovascular.

Portanto, um aumento na ingestão de vitamina K está associado com um risco menor de doenças cardiovasculares, câncer ou mortalidade por todas as causas, em uma população Mediterrânea em alto risco de doença cardiovascular.

Fonte: J. Nutr. May 1, 2014 vol. 144 no. 5 743-750.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários