Notícias de saúde

Complicações relacionadas ao diabetes diminuíram em 20 anos

13 de junho de 2014 (Bibliomed). Os cuidados preventivos para adultos com diabetes melhoraram substancialmente nas últimas décadas. Um recente estudo avaliou as tendências na incidência de complicações relacionadas com a diabetes nos Estados Unidos de 1990 a 2010.

Foram utilizados dados do “National Health Interview Survey”, o “National Hospital Discharge Survey”, o “U.S. Renal Data System” e o “U.S. National Vital Statistics System” para comparar a incidência de amputação dos membros inferiores, doença renal em estágio terminal, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e morte por crise hiperglicêmica entre 1990 e 2010.

As taxas de todas as cinco complicações diminuíram entre 1990 e 2010, com as maiores quedas relativas no infarto agudo do miocárdio  e morte por crise hiperglicêmica (aumento da taxa de glicose no sangue), seguido por acidente vascular cerebral e amputações; a menor queda foi na doença renal terminal.

A maior queda absoluta foi no número de casos de infarto agudo do miocárdio (95,6 menos casos por 10.000 pessoas), e o menor declínio absoluto foi no número de mortes por crise hiperglicêmica (-2,7). Reduções dessas complicações foram maiores entre os adultos com diabetes do que entre os adultos sem diabetes, levando a uma redução do risco relativo de complicações associadas com diabetes. Quando expressas como taxas para a população em geral, em que uma mudança na prevalência também afeta as taxas de complicação, houve um declínio nas taxas de infarto agudo do miocárdio e morte por crise hiperglicêmica, mas não nas taxas de  amputação, acidente vascular cerebral ou doença renal em estágio final.

Portanto, as taxas de complicações relacionadas com a diabetes têm diminuído substancialmente nas últimas duas décadas, mas uma grande carga de doença persiste por causa do aumento contínuo da sua prevalência.

Fonte: N Engl J Med 2014; 370:1514-1523; April 17, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários