Notícias de saúde

Como as mães percebem os sinais de alergia ao leite de vaca?

11 de junho de 2014 (Bibliomed). Um estudo recente publicado na revista Acta Paediatrica determinou se há características comportamentais específicas em crianças com suspeita de alergia ao leite de vaca por causa dos sintomas gastrointestinais.

Na pesquisa, foram recrutadas 57 crianças (idade média de 8,7 meses) com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca com manifestações gastrointestinais. As mães dessas crianças foram convidadas a preencher o Índice de Estresse dos Pais (PSI), e aqueles com crianças abaixo de 18 meses de idade (n = 49) também preencheram o Questionário de Temperamento Infantil (ITQ). O grupo controle (n = 22) foi constituído por pacientes (faixa etária 4-26 meses), que não tinha diagnóstico ou suspeita de alergias alimentares.

Os escores foram significativamente maiores para o PSI (n = 48) e para o ITQ (n = 44), em comparação com os pacientes do grupo controle, sem suspeita de alergia alimentar. Após 6 meses, em ambos os grupos, as pontuações foram menores, mas a pontuação referente ao Temperamento ainda permaneceu mais elevada do que nos controles.

Concluindo, as mães percebem as crianças com sintomas inespecíficos sugestivos como sendo de temperamento mais difícil e causando mais estresse para seus pais.

Fonte: Acta Paediatrica; Volume 103, Issue5, pages 524–528, May 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários