Notícias de saúde

Usar suplementos de cálcio não prejudica o coração das mulheres, indica estudo

10 de junho de 2014 (Bibliomed). Milhões de mulheres tomam suplementos de cálcio em uma tentativa de reforçar os ossos, especialmente após a menopausa, quando o risco de fraturas aumenta. Algumas pesquisas recentes têm ligado a suplementação de cálcio com doença cardíaca. Tais estudos parecem sugerir que os suplementos diários poderiam aumentar a calcificação das artérias cardíacas, o que poderia aumentar o risco de ataque cardíaco.

Assim, para verificar a possibilidade de que os suplementos de cálcio poderiam elevar o risco de um ataque cardíaco (infarto cardíaco) ou acidente vascular cerebral (derrame cerebral) em mulheres, um novo estudo norte-americano buscou verificar se esta associação existiria ou não.

Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, descobriram, em um estudo com mais de 74 mil mulheres, que estes suplementos podem ser seguros em termos de saúde do coração.

O estudo verificou que mais de 60 por cento das mulheres de 60 anos ou mais e que participaram da pesquisa estavam tomando suplementos de cálcio. Porém, as mulheres no estudo que tomavam suplementos de cálcio se exercitavam mais, fumavam menos e ingeriam menos gorduras de tipo trans do que as mulheres que não tomaram os suplementos, os pesquisadores observaram .

Nos resultados, este novo estudo não encontrou qualquer risco elevado de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral entre as mulheres que tomam suplementos de cálcio ao longo de 24 anos de seguimento. Na verdade, a suplementação de cálcio foi realmente associada com um menor risco de doença cardíaca, segundo os pesquisadores.

Segundo pesquisadores de outras instituições, a pesquisa não provaria, na verdade, que os suplementos poderiam prevenir ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais, uma vez que os outros comportamentos positivos das pacientes podem ter afetado positivamente a saúde das mulheres. O que o estudo mostra é que, em mulheres que já se envolvem em comportamentos saudáveis ​, os suplementos de cálcio não prejudicá-las.

O relatório foi publicado online na edição de maio da Osteoporosis International.

Fonte: Osteoporosis International, online.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários