Notícias de saúde

Dieta vegetariana associada a uma menor pressão arterial

4 de junho de 2014 (Bibliomed). Estudos anteriores sugeriram uma associação entre dietas vegetarianas e menor pressão arterial (PA), mas essa relação não está bem estabelecida. Assim, recentemente foi realizada uma meta análise para investigar essa associação. Os resultados foram publicados na revista JAMA Internal Medicine.

Dos 258 estudos identificados, 7 ensaios clínicos e 32 estudos observacionais preencheram os critérios de inclusão. Nos sete ensaios controlados (um total de 311 participantes; idade média de 44,5 anos), o consumo de dietas vegetarianas foi associado com uma redução na média de PA sistólica (-4,8 mm Hg) e diastólica (-2,2 mm Hg) comparado com o consumo de dietas habituais.

Nos 32 estudos observacionais (um total de 21.604 participantes; idade, 46,6 anos), o consumo de dietas vegetarianas foi associado com menor pressão arterial sistólica média (-6,9 mm Hg) e diastólica (-4,7 mm Hg).

Portanto, segundo esta revisão, o consumo de dieta vegetariana está associado com uma pressão arterial mais baixa. Segundo os autores da pesquisa, essas dietas vegetarianas poderiam ser um meio não farmacológico de tratamento para a hipertensão arterial sistêmica.

Fonte: JAMA Intern Med. de 2014; 174 (4) :577-587.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários