Notícias de saúde

MERS pode se espalhar pelo mundo

15 de maio de 2014 (Bibliomed). A reocupação acerca da disseminação da potencialmente fatal Síndrome Respiratória Oriente Médio (Sigla em inglês: MERS) tornou-se mais grave e urgente , disse a Organização Mundial da Saúde nesta última quarta-feira.

Ao mesmo tempo, a OMS disse que - por enquanto , pelo menos - a doença conhecida como MERS não constitui uma emergência de saúde global.

Houve 571 casos confirmados de MERS, incluindo 171 mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O número de países com casos confirmados foi ampliado para 18 , com um caso na Holanda, relatado nesta última quarta feira. Muitos dos casos estão na Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

A MERS, encontrada pela primeira vez na Península Arábica em 2012, é um coronavírus - o mesmo grupo de vírus como do resfriado comum, e ataca o sistema respiratório. Os sintomas podem levar a uma pneumonia ou à insuficiência renal. Não há vacina ou tratamento especial.

Além daqueles que contraem o vírus ao entrar em "contato muito próximo" com alguém que sofre da doença, existem estudos sobre camelos, que tentaram relacionar  se algum tipo de exposição aos camelos ou seus produtos poderia ser importante  para explicar as origens da  MERS.

A informação completa da Organização Mundial de Saúde sobre a MERS pode ser encontrada no endereço: http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2014/mers-20140514/en/ .

Fonte: OMS.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários