Notícias de saúde

Transtorno de TDAH associado com acidentes de trânsito

09 de maio de 2014 (Bibliomed). Estudos têm mostrado que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) está associado com os acidentes de trânsito, mas a magnitude da associação permanece obscura. Além disso, também não é claro se a medicação usada no tratamento de TDAH reduz esse risco.

Um recente estudo publicado na revista JAMA Psychiatry estimou a associação entre o TDAH e o risco de acidentes graves, e também explorou a medida com que o medicamentos contra TDAH influencia este risco.

Na pesquisa, em número total, 17.408 pacientes com diagnóstico de TDAH foram observados a partir de 1 de janeiro de 2006 até 31 de dezembro de 2009. Comparados com indivíduos sem TDAH, pacientes com essa enfermidade apresentaram um risco aumentado de acidentes de trânsito graves. Em pacientes do sexo masculino com TDAH, a medicação foi associada com uma redução do risco de 58%, mas não houve associação estatisticamente significativa em pacientes do sexo feminino.

As estimativas sugeriram que 41% a 49% dos acidentes em pacientes do sexo masculino com TDAH poderiam ter sido evitados se tivessem recebido tratamento durante todo o seguimento.

A pesquisa concluiu que o TDAH está associado a um aumento do risco de acidentes de trânsito graves, e esse risco parece ser, possivelmente, amenizado pelo tratamento medicamentoso, pelo menos entre os pacientes do sexo masculino

Fonte: JAMA Psychiatry. 2014; 71 (3) :319-325.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários