Notícias de saúde

Consumir maconha pode estar ligado a riscos cardiovasculares

28 de abril de 2014 (Bibliomed). A maconha sabidamente está associada a problemas neuropsiquiátricos, mas pouco se sabe sobre as complicações que afetam outros sistemas do organismo. Em artigo recém publicado na revista Journal of the American Heart Associtiation, pesquisadores arnceses analisaram 35 complicações cardiovasculares notáveis ​​recentes que se seguiram ao consumo da maconha.

Na França, os casos graves de abuso e dependência, em resposta ao uso de substâncias psicoativas devem ser comunicados ao sistema nacional Addictovigilance. Foram identificados todos os relatos espontâneos de complicações cardiovasculares relacionadas ao uso de maconha recolhidos pela rede francesa Addictovigilance de 2006 a 2010.
Os pesquisadores descobriram que durante este período de tempo, houve 1.979 relatórios relacionados à maconha feitos à rede Addictovigilance, das quais 35 tinham a ver especificamente com complicações cardiovasculares relacionadas com o uso da substância.

Os casos incluíram 20 ataques cardíacos e nove mortes de pacientes. Os investigadores suspeitam que o número de complicações de cardiovasculares de saúde relacionados com a maconha e mortes entre usuários seja realmente muito maior. Outros estudos verificaram que pessoas que usam maconha também são mais propensas a desenvolver dependência de outras drogas e álcool.
Uma vez que a maconha é percebida como inofensiva pelo público em geral e que a legalização de seu uso está sendo debatida, os dados relativos ao seu perigo devem ser amplamente divulgados. Os profissionais devem estar cientes de que a maconha pode ser um fator desencadeante potencial de complicações cardiovasculares em jovens.

J Am Heart Assoc. 2014; 3: e000638

Originally published April 23, 2014. doi: 10.1161/ JAHA.113.000638

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários