Notícias de saúde

Implantes de vaginas artificiais são bem sucedidos

24 de abril de 2014 (Bibliomed).Quatro adolescentes que nasceram com vaginas anormais ou ausentes recentemente receberam implantes de novas vaginas cultivadas em laboratório criados a partir de suas próprias células. Todas as quatro garotas já estão sexualmente ativas e relatam uma função vaginal normal.

Segundo um novo estudo, publicado na revista médica The Lancet, pesquisadores relatam que quatro garotas de Cidade do México, México, nascidas com uma doença genética rara chamada Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKHS) receberam vaginas preparadas em laboratório e que foram implantadas entre junho de 2005 e outubro de 2008.

Os cientistas coletaram amostras de células das próprias pacientes e, em seguida, eles cresceram em um laboratório de tecidos biológicos certificada pelo governo federal. Estas células foram colocadas em um molde biodegradável costurado à mão sob a forma da vagina,. As células musculares foram semeadas no exterior das estruturas, e células epiteliais, as que revestem as cavidades dos corpos, foram colocados no interior.

Tardiamente, as visitas anuais de acompanhamento mostraram que as cirurgias obtiveram sucesso: os novos órgãos funcionaram normalmente, inclusive durante o sexo, e seu tecido era indistinguível do tecido nativo. Um questionário Index auto-administrado e validado chamado Female Sexual Function mostrou variáveis ​​na faixa normal em todas as áreas testadas, tais como desejo, excitação , lubrificação, orgasmo, satisfação e relação sexual sem dor.

Esta é uma boa notícia para as pessoas com síndrome e vítimas de cânceres vaginais e lesões MRKH, além de traumatismos vaginais com deformidades. Acredita-se que a taxa de nascimentos de meninas com a Síndrome MRKH  varie entre uma dentre 1500 nascimentos até uma entre 4.000 nascimentos.

Fonte: The Lancet, abril 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários