Notícias de saúde

Parar de fumar reduz depressão, ansiedade e estresse

9 de abril de 2014 (Bibliomed). Uma artigo de revisão sistemática recentemente publicada na revista médica BMJ investigou as alterações na saúde mental após a cessação do tabagismo em comparação com as pessoas que continuavam a fumar.

Foram revistos vinte e seis estudos que avaliaram a saúde mental com questionários destinados a medir a ansiedade, depressão, ansiedade e depressão mista, qualidade psicológica de vida, afeto positivo e estresse foram incluídos.

A ansiedade, depressão, ansiedade e depressão mistas, e estresse diminuíram significativamente comparando os que pararam de fumar com os que continuaram. Tanto a qualidade de vida e o afeto positivo aumentaram significativamente em comparação com fumantes.

Assim, segundo o estudo, a interrupção do tabagismo está associada com redução nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse, e com a melhora do humor positivo e da qualidade de vida. O tamanho do efeito parece ser grande tanto para aqueles com transtornos psiquiátricos, como para aqueles sem.

Os tamanhos de efeito são iguais ou maiores do que os do tratamento antidepressivo para transtornos de humor e ansiedade.

Fonte: BMJ 2014;348:g1151 - texto completo

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários