Notícias de saúde

Mulheres que consomem mais refrigerantes dietéticos apresentam risco cardiovascular aumentado

4 de abril de 2014 (Bibliomed). Um estudo apresentado no congresso do American College of Cardiology, em Washington, nos Estados Unidos,  na semana passada conduzido pelo Dr. Ankur Vyas , da Universidade de Iowa verificou que as mulheres na pós-menopausa que consumiram dois ou mais refrigerantes dietéticos por dia tinham 30 por cento mais probabilidade de sofrer um evento cardiovascular e 50 por cento mais probabilidades de morrer de doença cardiovascular relacionada, em relação às mulheres que nunca, ou raramente, consumiram bebidas dietéticas .

A análise de 59.614 participantes do Women's Health Initiative Observational Study, que tinham uma média de idade de 62,8  anos e sem história de doença cardiovascular, verificou que depois de um período médio de acompanhamento de 8,7 anos, um desfecho cardiovascular primário ocorreu em 8,5 por cento das mulheres que ingeriam dois ou mais refrigerantes dietéticos por dia, em comparação com 6,9 por cento no grupo que ingeria de cinco a sete bebidas dietéticas por semana; de 6,8 por cento no grupo que ingeria de uma a quatro bebidas por semana; e de 7,2 por cento no grupo que ingeria de zero a três bebidas por mês.

A diferença persistiu quando os pesquisadores ajustaram os dados para outros fatores de risco cardiovascular e comorbidades .

Segundo o Dr. Vyas, a associação entre bebidas dietéticas e doenças cardiovasculares ainda deve ser mais estudada para definir se esta relação realmente existe.  

Fonte: American College of Cardiology, ACC 2014, Washington, DC.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários