Notícias de saúde

Recomendação de uso de protetor solar ainda é baixa entre os médicos

17 de março de 2014 (Bibliomed). O protetor solar é uma arma importante na proteção contra o câncer de pele, mas nem sempre é recomendado na frequência indicada pelas diretrizes.

Um estudo publicado no último número da revista médica JAMA Dermatology avaliou as tendências da recomendação de uso de protetor solar entre os médicos para determinar se eles estão seguindo as diretrizes de educação do paciente sugeridas em relação à proteção solar.

De acordo com a Pesquisa de Assistência Médica Ambulatorial, houve uma estimativa de 18,30 mil milhões de visitas de pacientes nos Estados Unidos. Médicos mencionaram o protetor solar em aproximadamente 12.830.000 visitas (0,07%). Menção ao protetor solar foi relatado por médicos em 0,9% das visitas de pacientes associados a um diagnóstico de doença de pele. Os dermatologistas registraram a maioria das menções sobre o protetor solar (86,4% de todas as visitas associados com protetor solar). No entanto, os dermatologistas relataram mencionar protetor solar em apenas 1,6% de todas as visitas de dermatologia.

O protetor solar foi mencionado com mais frequência aos pacientes brancos, em especial aqueles em sua oitava década de vida, e menos frequentemente para crianças. A ceratose actínica foi o diagnóstico mais comum associada com a recomendação de uso de protetor solar.

O estudo concluiu que apesar do incentivo para fornecer a educação do paciente a respeito do uso de protetor solar e comportamentos de proteção solar, a taxa na qual os médicos estão mencionando protetor solar em consultas é bastante baixa, mesmo para pacientes com histórico de câncer de pele. A alta incidência de morbidade e de câncer de pele pode ser bastante reduzida com o uso de proteção solar, daí a importância de sempre educar e orientar o paciente nesse sentido.

Fonte: JAMA Dermatol. 2014; 150 (1) :51-55.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários