Notícias de saúde

Mulheres apresentam melhora da função sexual após cirurgia bariátrica

14 de março de 2014 (Bibliomed). A obesidade tem sido associada a alterações na função sexual e alterações indesejáveis ​​nos hormônios reprodutivos em mulheres. Relativamente poucos estudos investigaram mudanças nestes domínios após a cirurgia bariátrica (conhecida popularmente como cirurgia de redução do estômago).

Um estudo publicado na revista JAMA Surgery avaliou a função sexual, níveis de hormônios sexuais, e construções psicossociais relevantes em mulheres que se submeteram à cirurgia bariátrica.  Na pesquisa, foram avaliadas 106 mulheres. As mulheres avaliadas perderam uma média de 32,7% do peso corporal inicial em um ano pós-operatório e uma média de 33,5% no segundo ano pós-operatório.

Dois anos após a cirurgia, as mulheres relataram melhoras significativas na função sexual em geral e domínios específicos de funcionamento sexual: excitação, lubrificação, desejos e satisfação. As mulheres relataram melhoras significativas na maioria dos domínios de qualidade de vida, bem como a imagem corporal e sintomas depressivos, no primeiro ano após a cirurgia, com essas melhorias se mantendo no segundo ano pós-operatório.

A pesquisa concluiu que as melhorias na saúde sexual podem ser adicionadas à lista de benefícios de saúde associados com a cirurgia bariátrica.

Fonte: JAMA Surg. de 2014; 149 (1) :26-33.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários