Notícias de saúde

Existem diferenças entre homens e mulheres no risco de trombose venosa?

17 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). É sabido que o risco de trombose venosa recorrente é 2 vezes maior em homens do que em mulheres. Em contraste, não se verifica qualquer diferença no risco de uma primeira trombose venosa.

Um estudo recente, publicado na revista Circulation, testou se uma diferença de risco entre os sexos é mascarada pela exposição a fatores reprodutivos do sexo feminino (uso de anticoncepcional oral, gravidez / puerpério, e terapia hormonal pós-menopausa). A pesquisa avaliou 2.915 pacientes com uma primeira trombose venosa e seus parceiros. As análises foram estratificadas em categorias de idade de 10 anos para explicar a variação na exposição aos fatores de risco reprodutivos em diferentes faixas etárias e ajustadas para o índice de massa corporal e tabagismo.

No geral, os homens tinham um risco 2,1 vezes maior de trombose venosa em comparação com mulheres sem fatores de risco reprodutivos. Resultados semelhantes foram encontrados quando categorias de idade de 10 anos eram vistos separadamente. Ajuste para o índice de massa corporal e tabagismo e exclusão de pacientes com câncer não afetaram os resultados. Quando os fatores de risco reprodutivos femininos não são levados em conta, o risco de uma primeira trombose venosa é duas vezes mais elevada nos homens do que nas mulheres.

Estes resultados estão em concordância com estudos anteriores sobre trombose venosa recorrente e podem ter implicações para futuras estratégias de tratamento e prevenção.

Fonte: Circulation. 2014; 129: 51-56.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários