Notícias de saúde

Tratamento medicamentoso para obesidade

14 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). Trinta e seis por cento dos adultos americanos são obesos, e muitos não podem perder peso suficiente para melhorar a saúde com intervenções exclusivamente de estilo de vida.  Um estudo recente publicado na revista JAMA – Journal of the American Medical Association - realizou uma revisão sistemática de medicamentos atualmente aprovados nos Estados Unidos para o tratamento de obesidade em adultos. Foi também discutido o uso de medicamentos genéricos estudados para a obesidade.

Verificou-se que os medicamentos aprovados para uso a longo prazo, quando prescritos com intervenções no estilo de vida, produzem efeitos adicionais relativos na perda de peso comparando com o placebo, variando de cerca de 3% do peso inicial para orlistat e lorcaserin, até 9% para dose máxima (15/92 mg) de fentermine mais topiramato em 1 ano. A proporção de doentes que atingiram perda de peso clinicamente significativa (pelo menos 5%) variou de 37% a 47% para lorcaserin, 35% a 73% para o orlistat e 67% a 70% para fentermine em dose superior mais topiramato de liberação lenta.

Todos os três medicamentos produziram maiores melhorias em muitos fatores de risco cardiometabólicos que o placebo, mas nenhuma medicação reduziu a morbidade e mortalidade cardiovascular.

Os medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade, quando utilizado como um adjuvante para a intervenção de estilo de vida, conduzem a uma maior perda de peso média e um aumento da probabilidade de atingir uma perda clinicamente significativa de 1 ano a perda de peso em relação ao placebo.

Fonte: JAMA 2014; 311 (1) :74-86.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários