Notícias de saúde

Qual a efetividade de um tratamento placebo na enxaqueca?

11 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). Ao analisar resultados de ensaios clínicos randomizados, o tratamento com o maior efeito específico em comparação com o seu controle placebo é considerado o mais eficaz. Embora as variações sistemáticas de melhorias em grupos de controle placebo tenham implicações importantes para a interpretação dos ensaios controlados com placebo, a base de conhecimento sobre o assunto é fraca.

Para investigar se diferentes tipos de tratamentos com placebo estão associados com diferentes respostas foram utilizados estudos sobre profilaxia da enxaqueca. Dos 102 estudos elegíveis, 23 não puderam ser incluídos nas meta-análises, devido à insuficiência de dados. A acupuntura Sham e as cirurgias simuladas foram associadas com uma redução mais acentuada da frequência de enxaqueca do que placebos farmacológicos orais e foram os únicos preditores significativos de resposta nos grupos placebo em análise multivariada.

O estudo concluiu que a acupuntura Sham e a cirurgia fictícia são associadas com taxas de resposta mais elevadas do que placebos farmacológicos orais. Os médicos que tratam de pacientes com enxaqueca devem estar cientes de que uma parte relevante do efeito global na prática pode ser devido a efeitos não específicos e que o tamanho de tais efeitos pode ser diferente entre as modalidades de tratamento.

Fonte: JAMA Intern Med. 2013;173(21):1941-1951.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários