Notícias de saúde

Pessoas estressadas devem conversar entre si para diminuir o estresse

05 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). Pessoas que ficam estressadas por terem que se apresentar em público poderiam se sentir melhor se compartilhasse seus sentimentos com alguém que esteja em uma situação emocional similar à sua.

Para pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e da Universidade de Leuven, na Bélgica, o alinhamento gerado por sentimentos semelhantes pode ser particularmente útil em situações estressantes no trabalho.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: um que conversou com seus colegas sobre a apresentação e seu nervosismo, e outro que não falou com ninguém sobre sua tarefa. Os pesquisadores mediram os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, antes, durante e depois de uma apresentação em público feita por cada voluntário.

Os participantes do grupo que conversou com seus colegas sobre suas dificuldades com a tarefa proposta apresentaram menores níveis de hormônios do estresse do que aqueles que se mantiveram calados sobre sua apresentação.

De acordo com os pesquisadores, situações como montar uma apresentação importante ou trabalhar em um projeto de alto risco podem ser estressantes e ameaçadoras, e, conversar com um colega que se encontra em uma situação similar pode ajudar a anuviar o estresse e otimizar os resultados.

Dessa forma, compartilhar o estresse, desde que a outra pessoa também esteja estressada, pode resultar na diminuição desse para ambas as partes.

Fonte: Diário da Saúde, 04 de fevereiro de 2014

Saiba mais sobre o estresse em Boa Saúde

Trabalhos estressantes podem aumentar o risco de doença vascular em homens. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários