Notícias de saúde

Adicionar açúcar aos alimentos pode aumentar o risco de doença cardíaca

05 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). Adicionar açúcar aos alimentos está associado a um aumento do risco de morte por doença cardíaca, dizem pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, nos Estados Unidos.

Foram utilizados dados de pesquisas de saúde para examinar o consumo de açúcar adicionado, ou seja, aquele que não é próprio do alimento, como um percentual das calorias diárias e estimar associação entre o consumo e as doenças cardiovasculares.

O estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, descobriu 10% das calorias ingeridas por 71,4% dos adultos norte-americanos entrevistados eram provenientes de açúcar adicionado aos alimentos. Além disso, para 10% dos entrevistados, um quarto (25%) das calorias ingeridas vinhm de açúcares adicionados. Esses dados são referentes ao período compreendido entre 2005 e 2010.

Os resultados do estudo indicaram que a percentagem média de calorias diárias de açúcar aumentou de 15,7% entre 1988 e 1994, para 16,8% entre 1999 e 2004, mas caiu para 14,9% entre 2005 e 2010.

O consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, que ficou em sete porções ou mais por semana, foi associado a um maior risco de morte por doença cardiovascular.

As principais fontes de açúcar na dieta são bebidas adoçadas com açúcar, sobremesas à base de cereais, sucos de fruta, sobremesas lácteas e doces, dizem os pesquisadores.

Fonte: UPI, 03 de fevereiro de 2014

Porque o paladar é sensível ao açúcar? Descubra em Boa Saúde

Bebidas açucaradas estão ligadas ao aumento da obesidade. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários