Notícias de saúde

Exposição a inseticida DDT pode aumentar o risco de Alzheimer

31 de janeiro de 2014 (Bibliomed). O diclorodifeniltricloroetano, mais conhecido pela sigla DDT, é um inseticida amplamente utilizado após a Segunda Guerra Mundial para combater mosquitos que transmitem a malária e o tifo. Contudo, desde a década de 1970 ele vem sendo proibido em diversos países do mundo por aumentar a probabilidade de câncer e diabetes, além de interferir na vida animal e contaminar solo e água.

Agora, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que o DDT pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

O estudo, publicado na revista especializada JAMA Neurology, encontrou níveis elevados de DDT em pacientes com diagnóstico de Alzheimer. Quando comparados a indivíduos de mesma idade e sem a doença, o nível do inseticida no organismo dos portadores da doença chegou a ser até 3,8 vezes maior.

Foram analisadas amostras de sangue de 86 pacientes com doença de Alzheimer e 79 pacientes sem a doença para controle. A idade média de 74 anos para o grupo com Alzheimer e de 70 anos para o grupo controle. Todos foram submetidos a testes preliminares para garantir que eles não tinham sintomas de outras doenças relacionadas com a demência.

A análise envolveu os níveis séricos no sangue, a gravidade da doença de Alzheimer do paciente medida pelo Mini-Mental State Examination e sua relação com os níveis séricos de DDT, que foram relacionadas com a reação de células nervosas isoladas expostas ao DDT.

Ao serem expostas ao DDT, as células nervosas aumentaram a produção da proteína precursora amilóide, que está diretamente relacionada com a doença de Alzheimer.

O DDT é um poluente orgânico persistente que é absorvido pelo solo e pode ficar até 30 anos presente na natureza. Ainda é utilizado em alguns países para combater a propagação da malária.

No Brasil, o DDT foi retirado do mercado em duas etapas: em 1985, teve sua autorização cancelada para uso agrícola, e em 1998, foi proibido para uso em campanhas de saúde pública.

Fonte: UPI, 29 de janeiro de 2014

Saiba mais sobre doença de Alzheimer em Boa Saúde
Inseticidas podem diminuir os níveis de testosterona em homens. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários