Notícias de saúde

Substância presente em refrigerantes de cola pode causar câncer

27 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Uma substância utilizada como corante por indústrias de refrigerante pode aumentar o risco de câncer. Utilizado para dar a coloração caramelo às bebidas, o corante 4-metilimidazol (4-MEI) foi encontrado em quantidade acima da considerada segura nos produtos analisados.

Foram testadas diversas marcas de produtos que utilizam o 4-MEI. Estudos anteriores com a substância mostraram que a exposição a longo prazo a este produto químico causou câncer de pulmão em ratos, o que levou o  California Office of Environmental Health Hazard Assessment (COEHHA), organização que visa proteger e melhorar a saúde pública e ambiental atraves da avaliação cientifica de substâncias que possam trazer risco à comunidade, a colocá-lo em sua lista de produtos químicos potencialmente tóxicos.

O COEHHA deseja que as indústrias especifiquem a presença do 4-MEI e a quantidade da substância presente. A quantidade máxima considerada segura pela organização é de 29 microgramas de 4-MEI por lata ou garrafa.

Os refrigerantes foram comprados em New York e região metropolitana da Califórnia entre abril e setembro de 2013. Foram encontradas quantidades de 4-MEI de até 352,5 microgramas, muito superior aos 29 microgramas consideradas seguro.

Novos estudos serão realizados pelo Food and Drug Administration, órgão governamental responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, para definição de uma quantidade limite em âmbito federal.

De acordo com pesquisadores, é não é necessário expor os consumidores a um risco desnecessário, como pode estar ocorrendo.

Fonte: CBS News, 23 de janeiro de 2014

Cafeína é usada em refrigerante para viciar. Leia em Boa Saúde

Consumo de refrigerantes leva a comportamento negativo em crianças. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários