Notícias de saúde

Alimentos antioxidantes podem diminuir o risco de diabetes

23 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Certos alimentos como blueberries, aipo e uvas podem reduzir o risco de diabetes, dizem pesquisadores da Grã-Bretanha.

Realizado pela University of East Anglia's Norwich Medical School e pelo Kings College London, o estudo mostrou que comer certos subgrupos de flavonóides está associado com uma menor resistência à insulina e a uma melhor regulação de glicose no sangue.

Dessa forma, comer altos níveis de flavonóides encontrados em frutas, chás e no chocolate poderia oferecer proteção contra o diabetes tipo 2.

O estudo envolveu quase 2.000 mulheres saudáveis que completaram um questionário alimentar que estimou a ingestão de flavonóides na dieta total, bem como a ingestão de seus sub-classes de flavonóides.

Amostras de sangue foram analisadas para a evidência da regulação da glicose e de inflamações. A resistência à insulina, uma característica da diabetes tipo 2, foi avaliada através de uma equação que considera níveis de insulina e glicose em jejum.

Os resultados mostraram que aquelas pessoas que consumiam muita antocianinas e flavonas apresentavam menor resistência à insulina, o que indica menor probabilidade de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

São exemplos de alimentos ricos em flavonóides: chás preto, branco e verde; soja; frutas vermelhas; alho; maçã; chocolate amargo; uvas; espinafre; brócolis; e cebola.

O estudo foi publicado na revista especializada Journal of Nutrition.

Fonte: UPI, 21 de janeiro de 2014

Saiba mais sobre o diabetes em Boa Saúde
Ingestão rotineira de flavonóides está positivamente relacionada com a densidade mineral óssea em mulheres. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários